POR QUE SENTIMOS ARREPIOS AO OUVIR CERTAS MÚSICAS? A MÚSICA QUE TOCA NA PELE E DESPERTA SENSAÇÕES INESPERADAS

 

POR QUE SENTIMOS ARREPIOS AO OUVIR CERTAS MÚSICAS?
 

A MÚSICA QUE TOCA NA PELE E DESPERTA SENSAÇÕES INESPERADAS


A sensação de arrepio ao ouvir uma música emocionante, conhecida como "frisson", é uma reação física e emocional que envolve diversas áreas do cérebro. 

 

Esse fenômeno acontece quando a música ativa o sistema de recompensa do cérebro, liberando dopamina, o "hormônio do prazer". 

 

Algumas músicas, especialmente aquelas com mudanças súbitas de volume ou com momentos inesperados, desencadeiam essas respostas.

Comparando com a adrenalina de um atleta antes de uma competição, o arrepio causado pela música é o resultado de uma ativação intensa das emoções. 

 

Segundo a neurociência, pessoas com maior sensibilidade emocional ou mais ligadas à música têm maior propensão a sentir esse frisson.

Dica:


Para intensificar essa experiência, experimente ouvir músicas em um ambiente silencioso ou com fones de ouvido de alta qualidade, permitindo-se sentir cada detalhe da melodia.


#Frisson #MúsicaEmocional #Arrepio #PsicologiaDaMúsica #Neurociência

Fonte: Estudos de neurociência sobre o efeito da música no cérebro, como os estudos conduzidos por Anne Blood e Robert Zatorre, da Universidade McGill.


---

Postar um comentário

0 Comentários